• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
OS DIREITOS AMBIENTAIS COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL-PB
CARLOS DOMINGOS DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
05/08/2020

A pesquisa versa sobre a inserção dos direitos ambientais como possibilidade formativa permanente na Educação Básica enquanto direito humano incluso como conteúdo no currículo escolar. Neste trabalho objetivamos analisar as contribuições dos direitos ambientais no contexto dos direitos humanos como conteúdo e possibilidade formativa consciente no que se refere às questões educativas ambientais, de forma local e global, na Educação Básica. Buscamos verificar o grau de conhecimento dos pesquisados acerca do direito ao meio ambiente e o nível de formação de uma consciência socioambiental adquirida através da interação e argumentação entre participantes durante a pesquisa e ao final, elaboramos uma proposta de sequência didática para a educação básica tendo como base as temáticas relativas aos direitos ambientais, enquanto direito humano fundamental. Fundamentamos nossa pesquisa nas concepções de Freire (1987, 2002, 2003), Loureiro (2003), Loureiro e Tores (2014), Bobbio (2004), Guimarães (2004), Freitas (2016), Bovo (2009), Reigota (2010), Jacobi (2003), Macedo Filho (2010), Batista (2017), Nunes (2018), Silva (2019), Thomé (2019), Barreto (2019) entre outros. Abordamos a importância de reconhecer a Educação Ambiental como direito humano fundamental que ganha vida nas ações pedagógicas e que devem ser desenvolvidas no espaço escolar de forma transversal e interdisciplinar e como conteúdo permanente da rede de Educação Básica. Quanto à metodologia, a pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa, assente na observação participante direta, cujas análises dos achados firmaram-se na análise de conteúdo em Bardin (2016). Os sujeitos participantes da pesquisa foram 03 (três) professores e 20 (vinte) alunos de uma das turmas do 9º ano do ensino Fundamental II, de uma escola pública do município de Princesa Isabel-PB. As reflexões oriundas da investigação evidenciaram a importância da promoção de uma educação ambiental de qualidade direcionada à preservação do meio ambiente e da conscientização socioambiental. Nossas conclusões revelam que é plenamente possível firmar a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da Educação Básica de forma transversal e interdisciplinar nas instituições de ensino na perspectiva dos direitos humanos.

Direitos ambientais;Educação ambiental;Direito humano;Interdisciplinaridade;Transversalidade
The research is about the insertion of environmental rights as a permanent formative possibility in Basic Education as a human right included as content in the school curriculum. In this work we aim to analyze the contributions of environmental rights in the context of human rights as content and conscious formative possibility with regard to environmental educational issues, locally and globally, in Basic Education. We sought to verify the degree of knowledge of those researched about the right to the environment and the level of formation of a socio-environmental awareness acquired through the interaction and argumentation among participants during the research and at the end, we prepared a proposal for a didactic sequence for basic education based on themes related to environmental rights as a fundamental human right. We based our research on the conceptions of Freire (1987, 2002, 2003), Loureiro (2003), Loureiro e Tores (2014), Bobbio (2004), Guimarães (2004), Freitas (2016), Bovo (2009), Reigota (2010), Jacobi (2003), Macedo Filho (2010), Batista (2017), Nunes (2018), Silva (2019), Thomé (2019), Barreto (2019) among others. We address the importance of recognizing Environmental Education as a fundamental human right that gains life in pedagogical actions and that should be developed in the school space in a transversal and interdisciplinary way and as permanent content of the Basic Education network. As for methodology, the research is based on the qualitative approach, based on direct participant observation, whose analysis of the findings was consolidated in the content analysis in Bardin (2016). The subjects participating in the research were 03 (three) teachers and 20 (twenty) students from one of the 9th grade classes of Elementary School, from a public school of Princesa Isabel-PB. The reflections arising from the research highlighted the importance of promoting quality environmental education aimed at the preservation of the environment and socioenvironmental awareness. Our conclusions reveal that it is fully possible to establish Environmental Education as an essential and permanent component of Basic Education in a transversal and interdisciplinary way in educational institutions from a human rights perspective.
Environmental rights;Environmental education;Human rights;Interdisciplinarity;Transversality
1
126
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE CARLOS DOMINGOS DE ANDRADE.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer