• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO E O ENSINO DE LEITURA COM O LIVRO INFANTOJUVENIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
MARIA DAS DORES ALVES DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

O uso de uma diversidade de modos e signos representacionais possibilitado, sobretudo, pelas tecnologias digitais em nosso cotidiano tem possibilitado mudanças nas formas de comunicação, no tocante à dinamicidade da produção de informações e à facilidade da comunicação na sociedade contemporânea. Os recursos multimodais vêm sendo amplamente utilizados em nossas interações, tanto fora quanto dentro da escola e precisam ser interpretados e compreendidos de forma significativa. Tal realidade tem contribuído para o surgimento de novas discussões sobre a concepção de leitura e de múltiplos letramentos, no contexto de ensino-aprendizagem. Desse modo, essa pesquisa tem como objetivo investigar as concepções de professores dos anos iniciais sobre a relação entre o desenvolvimento do letramento multimodal crítico e a leitura do livro infantojuvenil “Dorinha, a pequena gigante”. Nossa base teórica está afiliada à teoria da semiótica social e aos conceitos básicos propostos pela abordagem da multimodalidade, com referência em Kress e van Leeuwen (1996); à Pedagogia dos Multiletramentos representada pelo Grupo de Nova Londres (1996); ao modelo Show me proposto por Callow (2006, 2008, 2013) e discutido por Silva (2016), cujas discussões estão centradas no desenvolvimento do letramento multimodal crítico com base em imagens, na sala de aula. A metodologia do nosso estudo está subsidiada pela abordagem qualitativa, caracterizada como intervenção pedagógica, de cunho descritiva e interpretativista quanto aos procedimentos de análise. O corpus dessa pesquisa é constituído pelas falas das professoras presentes no autorrelato e nas entrevistas de grupo focal. Com relação às nossas constatações, percebemos que, inicialmente as professoras, em sua maioria, abordam o ensino de leitura na perspectiva da linearidade, priorizando o texto escrito; compreendem o letramento como a capacidade de usar a leitura e a escrita aplicadas às práticas sociais; não demonstram reconhecer o potencial das imagens no processo comunicativo; não apresentam letramento visual crítico e nem reconhecem o conceito de (multi)letramentos que dê conta de ajudar as crianças na interação e construção de sentido, de maneira crítica, envolvendo a pluralidade de signos e a diversidade cultural presentes na sociedade contemporânea. Após a intervenção, as docentes demonstram melhor compreensão dos princípios da multimodalidade, dos multiletramentos, do letramento visual e de sua utilização nas atividades de leitura com textos multimodais para o desenvolvimento de habilidades de leitura na perspectiva crítica. No entanto, não foi possível constatar mudanças em suas práticas, devido à impossibilidade de observar suas aulas. Considerando a presença do livro infantojuvenil na sala de aula e sua riqueza em aspectos multimodais, defendemos a importância de propostas de atividades de leitura que explorem esses aspectos de forma significativa, e que contribuam para o desenvolvimento do letramento visual crítico. Além disso, percebemos a necessidade de investir na formação de professores que ajude a desenvolver habilidades de letramentos, possibilitando-os abordar a leitura de textosmultimodais na perspectiva crítica.

Letramento multimodal crítico;Ensino de leitura;Livro infantojuvenil;Concepções de professores
The use of a diversity of representational modes and signs made possible above all, by digital technologies in our daily lives, has enabled changes in the forms of communication, regarding the dynamics of information production and the ease of communication in contemporary society. Multimodal resources have been widely used in our interactions, both outside and inside the school and need to be interpreted and understood in a meaningful way. This reality has contributed to the emergence of new discussions on the concept of reading and multiple literacies, in the context of teaching and learning. Thereby, this research aims to investigate the conceptions of teachers from the early years about the relationship between the development of critical multimodal literacy and reading the children's book “Dorinha, a pequena gigante”. Our theoretical basis is affiliated with the theory of social semiotics and the basic concepts proposed by the multimodality approach, with reference to Kress and van Leeuwen (1996); the Pedagogy of Multiliteracies represented by the New London Group (1996); the Show me model proposed by Callow (2006, 2008, 2013) and discussed by Silva (2016), whose discussions are centered on the development of critical multimodal literacy based on images, in the classroom. The methodology of our study is supported by the qualitative approach, characterized as a pedagogical intervention, of a descriptive and interpretative nature regarding the analysis procedures. The corpus of this research consists of the teachers' speeches present in the self-report and in the focus group interviews. With regard to our findings, we noticed that, initially, the majority of teachers approach reading teaching from the perspective of linearity, prioritizing written text; understand literacy as the ability to use reading and writing applied to social practices; they do not demonstrate to recognize the potential of the images in the communicative process; they do not present critical visual literacy, nor do they recognize the concept of (multi) literacies that is capable of helping children in the interaction and construction of meaning, in a critical way, involving the plurality of signs and cultural diversity present in contemporary society. After the intervention, the teachers demonstrate a better understanding of the principles of multimodality, multiliteracies, visual literacy and its use in reading activities with multimodal texts for the development of reading skills in a critical perspective. However, it was not possible to verify changes in their practices, due to the impossibility of observing their classes. Considering the presence of the children's book in the classroom and its richness in multimodal aspects, we defend the importance of proposals for reading activities that explore these aspects in a meaningful way, and that contribute to the development of critical visual literacy. In addition, we realize the need to invest in teacher training that helps to develop literacy skills, enabling them to approach the reading of multimodal texts in a critical perspective.
Critical multimodal literacy;Reading teaching;Children's book;Teachers' conceptions
1
160
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Maria das Dores Alves de Souza.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Multiletramentos no ensino de línguas: foco no letramento multimodal crítico

Banca Examinadora

MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
ANTONIA DILAMAR ARAUJO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer