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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A TEMÁTICA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: POLÍTICA, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CICERO OTAVIO DE LIMA PAIVA
DISSERTAÇÃO
27/05/2020

Na formação integral dos educandos a dimensão ambiental é apontada como um fator essencial. Nesse sentido, na política educacional brasileira temas como a educação integral e educação ambiental são pautas que discutidas na atualidade foram inserias no debate educacional desde o início do século XX. Um dos pontos culminantes da política de educação integral da atualidade trata-se da criação de escolas em tempo integral em vários estados brasileiros. Essas escolas possuem estrutura, currículo e metodologias de ensino próprios. Dessa forma, a presente dissertação apresenta como objetivo Analisar a inserção da Educação Ambiental no currículo, na política e nas práticas educativas das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Rio Grande do Norte. Para o alcance de tal objetivo a pesquisa fundamentou-se no método do materialismo histórico dialético, numa perspectiva de constante mudança do objeto da pesquisa por fatores políticos, econômicos e sociais. O referencial teórico encontra embasamento em autores como Loureiro (2012; 2006), Guimarães (2015), Batista (2017), Castro (2009), Carvalho (2012), Coelho (2014; 2009), Cavalieri (2010; 2007), e Paro (2008), bem como em documentos oficiais como Constituição Federal, Política Nacional de Educação Ambiental, Plano Nacional e Estadual de Educação dentre outros. Para coleta de dados na escola que serviu de embasamento empírico da pesquisa fez-se uso como técnica de pesquisa a realização do grupo focal por ser a técnica de pesquisa mais indicada para coletar dados de grupos heterogêneos que possuem múltiplas visões acerca de um mesmo tema. Cumpre destacar que conforme os dados colhidos verificou-se que as escolas em tempo integral por seu currículo e métodos diferenciados favorecem, de fato, a inserção e o debate de temas relacionados ao meio ambiente, contudo, há que se destacar que ainda existem falhas em sua abordagem e vícios estruturais que permeiam desde o período de sua implementação no Estado do Rio Grande do Norte, sendo necessária mudanças para que se possa ter de fato uma educação integral dos estudantes das respectivas escolas.

Educação Ambiental;Educação Integral;Política Educacional;Currículo
In the integral training of students, the environmental dimension is pointed out as an essential factor. In this sense, in Brazilian educational policy, themes such as integral education and environmental education are guidelines that are currently being discussed in the educational debate since the beginning of the 20th century. One of the highlights of today's comprehensive education policy is the creation of full-time schools in several Brazilian states. These schools have their own structure, curriculum and teaching methodologies. Thus, this dissertation aims to analyze the insertion of Environmental Education in the curriculum, policy and educational practices of Full-Time High Schools in Rio Grande do Norte. To achieve this goal, the research was based on the method of dialectical historical materialism, in a perspective of constant change of the research object due to political, economic and social factors. The theoretical framework is based on authors such as Loureiro (2012; 2006), Guimarães (2015), Batista (2017), Castro (2009), Carvalho (2012), Coelho (2014; 2009), Cavalieri (2010; 2007), and Paro (2008), as well as in official documents such as the Federal Constitution, National Environmental Education Policy, National and State Education Plan, among others. For data collection at the school that served as the empirical basis of the research, the use of the focus group was used as a research technique because it is the most suitable research technique to collect data from heterogeneous groups that have multiple views on the same theme. It should be noted that according to the data collected, it was found that schools full-time due to their curriculum and differentiated methods, in fact, favor the insertion and debate of issues related to the environment, however, it should be noted that there are still flaws in its approach and structural vices that permeate since the period of its implementation in the State of Rio Grande do Norte, being necessary changes so that one can in fact have an integral education of the students of the respective schools.
Environmental Education;Integral Education;Educational politics;Curriculum
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Cícero Otávio de Lima Paiva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim
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