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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: AVANÇOS E RECUOS
JOSE LAZARO INACIO DE MELO
DISSERTAÇÃO
24/08/2020

Este trabalho busca investigar os avanços e recuos que permeiam o processo de alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos, tomando por base o levantamento de dados consolidados junto a professores do 1º ao 3º ano e a equipe gestora (coordenador pedagógico, diretor) de uma escola da rede pública de ensino de um município do Estado do RN, para dar entonação a observações, análises e proposições visando instigar novas discussões em torno da temática sob uma perspectiva crítica. Recorrendo a um referencial teórico que subsidia as indagações e apontamentos aqui organizados e ancorando-se na abordagem qualitativa, sob uma perspectiva bibliográfica e documental, a investigação científica que aqui se delineia recorre a observação in loco, bem como, a organização, levantamento e análise de dados, contextualizados por meio de diferentes percursos metodológicos, tais como: Análise documental, Estado da Arte e Análise de Conteúdo, voltados para a construção de ideias que permitam compreender melhor acerca da proposta de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos, sua contextualização histórica e, sobretudo, seus reflexos no processo de alfabetização. Referendando posicionamentos, indagações e reflexões presentes nos discursos dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, consolida-se uma visão peculiar em torno da alfabetização, identificando os avanços e instigando o entendimento dos possíveis recuos aos quais este processo remete. Munindo-se dos dados, é possível compreender que a alfabetização no Brasil passou por avanços como a ampliação do tempo de permanência das crianças na escola, refletindo significativamente nos eixos: currículo, projeto político pedagógico, avaliação e formação profissional, cabendo destacar maiores investimentos voltados ao processo de alfabetização, a concretização de uma Base Nacional Comum Curricular e o acaloramento das discussões para a construção de currículos voltados ao cotidiano de cada rede de ensino. Entretanto, estes avanços nem sempre acompanharam os processos de mudança durante a implementação da proposta, pelo contrário, muitas transformações exigidas, foram pouco dialogadas com os profissionais envolvidos no processo educativo, embora estes percebam a importância do Ensino Fundamental para os alunos ao longo de sua passagem pela educação básica, compreendendo o processo de alfabetização enquanto base da educação brasileira.

Avanços;Recuos;Alfabetização;Ensino Fundamental de nove anos
This study seeks to investigate the advances and setbacks that permeate the literacy process in the context of Fundamental Education for nine years, taking as a basis the lifting of consolidated data along the teachers from the 1st to the 3rd year And the team manager (pedagogical coordinator, director of a school of public education of a municipality in the State of RN, to give intonation the observations, analyzes and proposals aiming to instigate new discussions around the theme under a critical perspective. Using a theoretical framework that subsidizes the inquiries. questions and notes here organized and anchoring in the qualitative approach, under a perspective bibliographic and documental, scientific research that outlines uses the observation in loco, as well, the organization, collection and analysis of data, contextualized by means of different methodological paths, such as: documentary analysis, State of the art and Content Analysis, directed toward the construction of ideas that will allow a better understanding about the proposed extension of basic education for nine years, its historical contextualization, and above all, their reflections in the literacy process. Referendando positionings, questions and reflections present in the speeches of those involved in the processes of teaching and learning, consolidates a peculiar vision around the literacy, identifying the advances and prompting the understanding of possible setbacks to which this process forward. Giving the data, it is possible to understand that literacy in Brazil passed by advances as the extension of the time of permanence of children in school, reflecting significantly in the axles: Curriculum, political pedagogical project, evaluation and training, whilst highlighting larger investments directed to the process of literacy, the establishment of a common curriculum and National Basis and Curriculum and the acaloramento of discussions for the construction of curricular geared to the everyday life of each education network. However, these advances are not always accompanied the processes of change during the implementation of the proposal, on the contrary, many transformations required, were Little dialogadas with the professionals involved in the educational process, Although they realize the importance of basic education for students along their passage through basic education, understanding the literacy process as the basis of Brazilian education.
Advances;Setbacks;Literacy;Basic education for nine years
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de José Lázaro Inácio de Melo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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