Este trabalho busca investigar os avanços e recuos que permeiam o processo de alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos, tomando por base o levantamento de dados consolidados junto a professores do 1º ao 3º ano e a equipe gestora (coordenador pedagógico, diretor) de uma escola da rede pública de ensino de um município do Estado do RN, para dar entonação a observações, análises e proposições visando instigar novas discussões em torno da temática sob uma perspectiva crítica. Recorrendo a um referencial teórico que subsidia as indagações e apontamentos aqui organizados e ancorando-se na abordagem qualitativa, sob uma perspectiva bibliográfica e documental, a investigação científica que aqui se delineia recorre a observação in loco, bem como, a organização, levantamento e análise de dados, contextualizados por meio de diferentes percursos metodológicos, tais como: Análise documental, Estado da Arte e Análise de Conteúdo, voltados para a construção de ideias que permitam compreender melhor acerca da proposta de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos, sua contextualização histórica e, sobretudo, seus reflexos no processo de alfabetização. Referendando posicionamentos, indagações e reflexões presentes nos discursos dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, consolida-se uma visão peculiar em torno da alfabetização, identificando os avanços e instigando o entendimento dos possíveis recuos aos quais este processo remete. Munindo-se dos dados, é possível compreender que a alfabetização no Brasil passou por avanços como a ampliação do tempo de permanência das crianças na escola, refletindo significativamente nos eixos: currículo, projeto político pedagógico, avaliação e formação profissional, cabendo destacar maiores investimentos
voltados ao processo de alfabetização, a concretização de uma Base Nacional Comum Curricular e o acaloramento das discussões para a construção de currículos voltados ao cotidiano de cada rede de ensino. Entretanto, estes avanços nem sempre acompanharam os processos de mudança durante a implementação da proposta, pelo contrário, muitas transformações exigidas, foram pouco dialogadas com os profissionais envolvidos no processo educativo, embora estes percebam a importância do Ensino Fundamental para os alunos ao longo de sua passagem pela educação básica, compreendendo o processo de alfabetização enquanto base da educação brasileira.