• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Expressões do Movimento Estudantil Secundarista no Ensino Médio Integrado no Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
JENIFFER FERNANDA FERREIRA DA SILVA DOS REIS
DISSERTAÇÃO
25/09/2020

Para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa junto ao Movimento Estudantil (ME) Secundarista de uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi feito com os estudantes gremistas dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Sertãozinho. Foram registradas vivências, experiências e expressões no que se refere ao ME junto aos estudantes gremistas para conhecer os desafios desses sujeitos enquanto jovens estudantes, relacionando suas expressões à conjuntura apontada pelo levantamento teórico. A coleta de dados se deu por meio das ferramentas metodológicas: observação participativa, entrevistas, escritos produzidos pelos gremistas na aplicação do Produto Educacional e questionário. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo em uma perspectiva temática, tendo em vista o seu teor qualitativo. Com base nos dados coletados e na análise realizada, foi elaborado um Produto Educacional, denominado “Roteiro para a Roda de Conversa - Expressões do Movimento Estudantil Secundarista”. A proposta visou promover a construção e reconstrução de sentidos entre os participantes em torno das temáticas do movimento estudantil secundarista, a partir da discussão de elementos relevantes, em um processo dialógico, no qual os participantes pudessem relacionar as temáticas propostas com suas vivências e saberes prévios e ainda estabelecer relações com a sociedade e as práticas sociais. Também visou contribuir para os estudos referentes ao Movimento Estudantil Secundarista, valorizando a perspectiva dos jovens. Para avaliação do Produto Educacional foram aplicados questionários, cujas informações coletadas foram também compiladas utilizando a técnica de análise de conteúdo na perspectiva temática. Como resultado, constatou-se que os jovens valorizam o Movimento Estudantil como espaço educativo e de diálogo, capaz de contribuir para a escola e a formação crítica, mas que, infelizmente, na perspectiva deles, falta tempo e espaço para estas experiências no cotidiano escolar.

Grêmio Estudantil;movimento estudantil secundarista;participação;juventude, ensino médio integrado
ABSTRACT In this work, The Secondary Student Movement (ME) of an Institution of Professional and Technological Education (EPT) was researched. The study was realized with graduate students from the High School Integrated to Technical courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP) Câmpus Sertãozinho. In this search, it was collected experiences, experiences and expressions in relation to the ME from the Students Union in order to present the challenges of these subjects as young students, relating what they express to the situation pointed out by the theoretical survey. Data collection took place through methodological tools: participatory observation, interviews, writings produced by guild students in the application of the Educational Product and questionnaire. For data analysis, content analysis was chosen from a thematic perspective, considering the qualitative content of the data. Based on the data collected and the analysis realized, an Educational Product was elaborated, named as Script for the Conversation Wheel “Expressions of the Secondary Student Movement”. The proposal aimed to promote the construction and reconstruction of meanings among participants around the themes of the secondary student movement, based on the discussion of relevant elements, in a dialogical process, where they could relate the proposed themes with their previous experiences and knowledge and still make relationships with society and social practices. It also aimed to contribute to studies related to the secondary student movement, valuing the perspective of young people. To evaluate the Educational Product, questionnaires were applied, whose collected information was also compiled using the technique of content analysis in a thematic perspective. As a result, it was found that young people value the Student Movement as an educational and dialogue space, capable of contributing to school and critical training but, unfortunately, in their perspective, there is no time and space for these experiences in school life.
Students union;secondary student movement;high school integrated
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_Jêniffer Fernanda Ferreira da Silva dos Reis.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ENSINO DE GEOTECNOLOGIAS, APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS EDUCATIVOS

Banca Examinadora

RODRIGO PALUCCI PANTONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JULIANA CRISTINA PERLOTTI PIUNTI Docente - PERMANENTE
TEISE DE OLIVEIRA GUARANHA GARCIA Participante Externo
RODRIGO PALUCCI PANTONI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
RODA DE CONVERSA: DIÁLOGOS EM TORNO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer