• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A contribuição do ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP) na formação omnilateral no Ensino Médio Integrado
ROSANA CRISTINA CANCIAN MAESTRO
DISSERTAÇÃO
31/08/2020

Tendo em vista a dificuldade encontrada pelos alunos nas aulas de Língua Inglesa, em face de um ensino gramatical descontextualizado, este trabalho propõe a elaboração de uma sequência didática baseada em gênero textual para ensino de Língua Inglesa como produto educacional. A pesquisa foi aplicada aos alunos do 2º ano do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Piracicaba com o propósito de contribuir para a formação integral dos alunos e incentiválos ao protagonismo, à autonomia e à reflexividade visando à sua própria transformação. Este trabalho tem seu aporte teórico fundamentado nos estudos sobre o ensino de inglês para fins específicos (ESP), e sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ensino integrado. A configuração do estudo é de natureza quanti-qualitativa e os resultados apontam que a sequência didática como referencial metodológico tem o potencial de propiciar o desenvolvimento de competências para a formação profissional e cidadã de maneira crítica e reflexiva, além de promover oportunidades para a aprendizagem significativa.

Ensino Médio Integrado;Inglês para Fins Específicos;Educação Profissional e Tecnológica;Sequência Didática
In the light of the difficulty encountered by students in English language classes, in the face of a decontextualized grammatical teaching, this work proposes the development of a didactic sequence based on textual genre for teaching English as an educational product. The research was applied to students of the 2nd year of the Technical Course of Computing Integrated to High School of the Federal Institute of São Paulo, Câmpus Piracicaba with the purpose of contributing to the integral training of students and encouraging them to the protagonism, autonomy and reflexivity aiming at their own transformation. This work has its theoretical support based on studies on teaching English for Specific Purposes (ESP), and on Professional and Technological Education (EPT) and integrated teaching. This is a quanti-qualitative study and the results indicate that the didactic sequence as a methodological reference has the potential to provide the development of skills for professional and citizen training in a critical and reflective way, in addition to promoting opportunities for meaningful learning.
Integrated High School;English for Specific Purposes;Professional and Technological Education;Didactic Sequence
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_ROSANA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

OLAVO HENRIQUE MENIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA CLAUDIA BALIEIRO LODI Participante Externo
MARIA BEATRIZ GAMEIRO CORDEIRO Docente - PERMANENTE
OLAVO HENRIQUE MENIN Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer