• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DE METODOLOGIAS ATIVAS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS
FRANCISCO ELIEUDO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
30/10/2020

Este trabalho trata de crenças e experiências sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa enfocando as possibilidades de aplicação de metodologias ativas no uso do livro didático em contexto de aula remota. A relação crenças, experiência e livro didático abrange um conjunto de aspectos relevantes para a compreensão e a prática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em sala de aula. Essa relação tem sido objeto de interesse da Linguística Aplicada. Crenças e experiências são conceitos relevantes e pertinentes que podem englobar e articular aspectos epistemológicos, pedagógico e didáticos no ensino de línguas estrangeiras no contexto de sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é investigar as crenças e experiências de professores e de alunos no ensino remoto de língua inglesa no contexto das metodologias ativas. A fundamentação teórica constitui-se dos estudos de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007), Silva (2005, 2007), Miccoli (2007, 2010), Leffa (2014, 2016), Moran (2015, 2018). A pesquisa situa-se no campo de estudos das ciências humanas aplicadas à educação; segue a abordagem qualitativa, se constitui em uma investigação de natureza descritiva e interpretativista, com abordagem contextual. Os resultados mostram que o ensino remoto é visto pelos professores como um momento de desafios e possibilidades; que o livro didático pode ser considerado como um instrumento facilitador da aprendizagem do aluno; algumas evidências de que as metodologias ativas podem ser uma alternativa para alcançar bons resultados no ensino remoto. Em relação aos alunos, os resultados apontam para a possibilidade de potencializar o uso do livro didático no ensino de língua inglesa no sentido de despertar a motivação, promover maior engajamento e proporcionar o desenvolvimento de habilidades como autonomia reflexão e criticidade no processo de aprendizagem.

Crenças e Experiências;Livro Didático;Metodologias ativas;Ensino remoto
This work deals with beliefs and experiences about teaching and learning the English language, focusing on the possibilities of applying active methodologies in the use of textbooks in the context of remote classes. The relationship between beliefs, experience and textbook covers a set of aspects relevant to the understanding and practice of teaching and learning foreign languages in the classroom. This relationship has been an object of interest in Applied Linguistics. Beliefs and experiences are relevant and pertinent concepts that can encompass and articulate epistemological, pedagogical and didactic aspects in the teaching of foreign languages in the classroom context. The general objective of the research is to investigate the beliefs and experiences of teachers and students in remote English language teaching in the context of active methodologies. The theoretical basis is made up of studies by Barcelos (2001, 2004, 2006, and 2007), Silva (2005, 2007), Miccoli (2007, 2010), Leffa (2014, 2016), Moran (2015, 2018). The research is located in the field of human sciences studies applied to education; follows the qualitative approach, constitutes an investigation of a descriptive and interpretative nature, with a contextual approach. The results show that remote teaching is seen by teachers as a time of challenges and possibilities; that the textbook can be considered as an instrument that facilitates student learning; some evidence that active methodologies can be an alternative to achieve good results in remote education. In relation to students, the results point to the possibility of enhancing the use of textbooks in teaching English in order to awaken motivation, promote greater engagement and provide the development of skills such as autonomy, reflection and criticality in the learning process.
Beliefs and Experiences;Textbook;Active Methodologies;Remote Teaching
1
128
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Francisco Elieudo de Oliveira corrigida.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Participante Externo
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer